segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como enviar a moto dos EUA para a América do Sul.

Em minha recente viagem ao Alaska, desejava retornar também de moto. Mas não foi possível. 

Mas como enviar a moto para a América do Sul?

Muitos dizem que, se enviar para o Brasil, teremos muita dificuldade em retira-la da alfândega.... Não chequei essa informação, que acredito não ser totalmente verdadeira. Se a moto está registrada legalmente no Brasil em meu nome, por qual razão a receita a reteria?


Mas preferi não correr o risco e enviei a guerreira, de Los Angeles para Valparaizo, Chile, por via marítima. Escolhi o Chile porque o processo aduaneiro é mais simples, além de estar mais perto de Brasília (8 dias!). Pode ser pra outros locais. Lima, por exemplo. 

O que tem que ser feito?

Primeiro, estando em Los Angeles, com a moto, tem que ir ao US CUSTOMS, com o CRLV e o passaporte, e providenciar a importação para os EUA. O processo leva 5min. Simples. Esse é o documento:


Endereço:

US Customs / CBP - Auto Desk
301 E. Ocean Blvd., 8th Floor
Long Beach, CA. 90802


Com quase certeza pode ser em qualquer cidade. Não precisa ser exatamente nesse local. 

De posse do documento, basta levá-lo, junto com a moto até a empresa, fazer o pagamento e pronto. Deixe a moto e vá embora... A empresa que escolhi foi a DHX. Por indicação. Custo aproximado de 1.300 dólares. Pode ser aéreo também. Mais caro!!

A pessoa de contato na empresa é um brasileiro. A seguir cartão com os dados dele:



É isso. Qualquer esclarecimento complementar estou à disposição. E o Manny também. Super gente fina.

Atualização: Fui informado que outros viajantes não conseguiram enviar a moto através dessa empresa. Não quer dizer que suspenderam o envio. Entre em contato e se informe.