Dicas

Minhas dicas. Apenas para viagens...


1: A vida é curta. Curta a vida. Faça o que você tem vontade de fazer enquanto é tempo! Se quer viajar de moto, viaje!
.
2: Saindo de casa, permaneça o tempo todo com a máxima atenção. Concentre-se na viagem, na estrada. Qualquer descuido poderá lhe causar problemas.
.
3: Vai parar? Se não conhecer o lugar, antes, analise se o local é seguro. Qualquer suspeita, siga em frente. Escolha outro local. É importante, antes de sair de casa, planejar por onde vai passar, onde pretende parar. Nas entradas e saídas das cidades é fácil se perder. Trace muito bem sua rota.
.
4: Nas entradas de cidades, reduza a velocidade e preste bastante atenção no trânsito. É comum haver motoristas que não respeitam motociclistas e também tem outros sem habilitação. Lembre-se que nem todos caminhoneiros gostam de motociclistas...
.
5: Em viagens com amigos, é importante que todos durmam em quartos separados. Sai mais caro, mas é melhor. Em todos os sentidos. Não dá para aguentar roncos e outros sons desagradáveis de ninguém... Sem falar nos odores... Depois de um longo dia de viagem, a privacidade no horário de descanso é fundamental. Evitará brigas e desentendimentos.
.
6: Em viagens de longas distâncias, intercalar um dia rodando muito com outro rodando pouco. Se possível sete horas por dia, podendo chegar, no máximo, dez horas. Além desse tempo, só se for para chegar no destino final. Ou então, por quilometragem: 750km em um dia, 450km no outro... E assim sucessivamente. No dia que rodar menos, acordar e sair mais tarde, chegando mais cedo no destino, para descansar para o outro dia... No dia que rodar mais, acordar e sair mais cedo e chegar mais tarde no destino... Assim, no dia que rodar menos terá tempo suficiente para descansar do dia anterior e para o dia seguinte. Acho melhor do que rodar 600km todos os dias, parando no 4° ou 5° dia para descansar. A média, no final, é a mesma. (As distâncias são apenas exemplos - cada um tem seu ritmo).
.
7: Estabeleça uma distância máxima a ser percorrida em um único dia. O meu é por volta de 750km. Depois disto, o cansaço vem e o risco aumenta. Isto, no caso de ter que viajar também no outro dia. Se for para chegar ao destino, compensa rodar até 900km. Melhor do que dividir a viagem em dois dias. Mas evite viajar por mais de dez horas por dia. O ideal é sete horas para viagens de vários dias.
.
8: Nunca ultrapasse em faixa contínua. Ela existe para prevenir acidentes. Às vezes temos visibilidade e é uma tentação... Mas pode sair um veículo de uma via transversal e nos pegar de surpresa. Ou ter um obstáculo na pista que você não vê. Espere o momento adequado para ultrapassar com segurança.
.
9: Se tem um caminhão e um automóvel à sua frente e somente você atrás, não ultrapasse apenas o automóvel, ficando entre os dois. Se o caminhão, por algum motivo freiar de repente, você poderá até ter reflexo para não atingi-lo. Mas o automóvel pode não ter e vai imprensá-lo na traseira do caminhão... Aguarde o momento certo para ultrapassar os dois de uma só vez. 
.
10: Em viagens em grupo, sigam em duas filas intercaladas, mantendo entre uma moto de uma fila e outra, a distância suficiente para caber uma carreta. Assim você, além de poder curtir a estrada e a paisagem, e estará distante da moto que vai na mesma fila à sua frente, o suficiente para evitar um acidente, caso ele breque de repente. Veja detalhes aquiNUNCA ande ao lado de outro motociclista.
.
Por enquanto é só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, comente como ANÔNIMO. É a última opção na caixa abaixo [Comentar como]... Mas se identifique no final da mensagem, para que eu possa saber quem é... Se possível, coloque um e-mail. Obrigado.