quarta-feira, 11 de abril de 2018

Seguro Carta Verde

Sobre o seguro denominado Carta verde, obrigatório para os veículos que trafegam nos países do Mercosul, com placa estrangeira. 

Há bastante desinformação por aí. Melhor verificar as normas que regem o seguro. Esta a razão deste este post.

Resolução MERCOSUL 120/94. 
Aprova as condições gerais do seguro que cobre a Responsabilidade Civil (danos materiais e pessoais a terceiros), por danos causados pelo proprietário e/ou condutor de veículos terrestres, não matriculados no país de ingresso, em viagem internacional. Não haverá cobertura se o evento ocorreu por dolo ou culpa grave do segurado, má fé, entre outras exceções. Obrigatório apenas para países integrantes do MERCOSUL (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil - Venezuela está suspensa). É importantíssimo emiti-lo em seguradora do país de origem, no nosso caso, Brasil, por conta do foro judicial: Veja aqui.

Circular SUSEP 10/95. 
Aprova as condições gerais e o certificado de apólice, às quais as seguradoras estão obrigadas a respeitar. Estabelece que a apólice deve ser impressa em papel (metade de A4), na COR VERDE: Aqui.

Resolução CONTRAN 238/07. 
Para veículos com placa estrangeira que circulam no Brasil: Aqui.

imagem pública da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, comente como ANÔNIMO. É a última opção na caixa abaixo [Comentar como]... Mas se identifique no final da mensagem, para que eu possa saber quem é... Se possível, coloque um e-mail. Obrigado.