sábado, 24 de dezembro de 2016

Irmãos, amigos ou colegas??

O conceito de amigo ou irmão está deturpado. Banalizaram tudo. Para mim, amigo é coisa sagrada...

Primeiro, não tenho irmãos motociclistas!

Irmão é grau de parentesco. Há outros usos, por exemplo, para designar um amigo muito próximo e querido, como se fosse alguém da família. Ou que são membros de igrejas evangélicas, que não frequento. 

Amigo é o indivíduo pelo qual mantemos um relacionamento de afeto, de lealdade, de respeito, de consideração e de franqueza. Não existe amigo de verdade nas redes sociais que não seja também amigo no mundo real !!! Mas o contrário, está cheio. Todo mundo, nas redes sociais, é amigo.

Amigo é aquele que está sempre presente, disposto a nos ajudar a qualquer hora, de acrescentar novos conhecimentos e até discordar de nossas ideias e opiniões, sem contudo, deixar de ser nosso amigo. É até salutar que pensem diferente, uma vez que, através das diferenças de opiniões, comportamentos e ideias, crescemos como pessoas!

Já o colega é o indivíduo que pertence a um mesmo grupo da sociedade, que pratica as mesmas atividades, que compartilha experiências, mas que não possui, ainda, as qualidades para ser chamado de amigo. Para um colega se tornar amigo, primeiro de tudo, devem se conhecer pessoalmente. Fazer passeios ou viagens. Trocar ideias, às vezes divergentes, inclusive pelas redes sociais. Tomar um café, ou uma cachaça ou cerveja, juntos. Um não. Vários... Depois de um certo tempo poderão erguer um degrau nesta escala e se tornarem amigos!

No meio motociclístico é comum chamar os 'colegas', que às vezes mal se conhecem, de irmão ou de amigo. Talvez por algum interesse pessoal, comercial, etc., ou por conveniência momentânea...

Tem os que chamam outro motociclista de amigo ou até de irmão porque querem lhe vender alguma coisa ou querem sua companhia num passeio, porque tem medo de motocar sozinho. Ou querem forçar um relacionamento que não existe.

Mas, na primeira oportunidade, esta amizade ou relação de 'parentesco' acaba. Basta um não, ou discordar das ideias dele ou, simplesmente, você pensar diferente, já era! Não são mais amigos nem tampouco irmãos. Ou seja, soa muito falso chamar outro motociclista de irmão. E, em muitos casos, até de amigo!

Eu não tenho irmãos. Só tenho duas irmãs. Meus pais quiseram assim. Tenho poucos amigos e um monte de colegas (reais ou virtuais)!

Nunca chamei, nem nunca chamarei outro motociclista de irmão (se chamei foi por engano... Ou porque tem o mesmo sobrenome meu. rsrs). No máximo, chamarei de amigo. Não sou falso! Nem muito menos tenho amigos que possa ser comparado a um irmão. Nem quero vender nada. Nem tenho medo de motocar sozinho.

Também não gosto que me chamem de irmão, sem sequer ser meu amigo. 

Por fim tem os que não são nem uma coisa nem outra. São apenas conhecidos, pessoal ou virtualmente e também os seguidores em redes sociais. A maioria...

PS: Amigo = amigo ou amiga.

Dois colegas, quase amigos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, comente como ANÔNIMO. É a última opção na caixa abaixo [Comentar como]... Mas se identifique no final da mensagem, para que eu possa saber quem é... Se possível, coloque um e-mail. Obrigado.