quinta-feira, 5 de julho de 2018

Censura e intimidação, comigo não, BCMW

O face do BCMW publicou um vídeo explicativo sobre a cobrança de garupas, na edição de 2018. É claro: 'Garupas, ATÉ ÀS 18h NÃO PAGAM'. No vídeo (aqui), além de deixar isto bem claro, há uma tentativa exdrúxula de comparar o evento, que é privado, ao carnaval e ao Réveillon, que são eventos públicos. Talvez para justificar o dinheiro público disponibilizado para o evento. Talvez. A verificar...

Falei o que penso sobre isto, e, ao que tudo indica, falei a verdade. O BCMW me censurou, antes de fazer a correção no texto deles...


da internet
No texto do site (veja aqui) estava muito claro que só motoclubes poderiam adquirir os adesivos que garantiria o acesso de garupas ao evento. 


Ou seja, para quem sabe ler, garupas de motociclistas que NÃO pertencem a motoclubes teriam que pagar como se pedestres fossem (40,00/dia ou 280,00 por dez dias). 

Em razão disto, escrevi um post aqui no blog, com o título “Algumas garupas não são bem-vindas no BCMW” (aqui), onde deixei claro que não tenho nada contra a cobrança, muito pelo contrário, mas alertando sobre a discriminação com os motociclistas que não fazem parte de motoclubes. Poderia ter sido um erro dos organizadores se referirem a motoclubes e não a motociclistas. E foi, pois corrigiram... (veja no final) 

Fiz um comentário lá no post da página do evento, onde muitos criticavam a cobrança e poucos defendiam. Disse, no meu comentário, que a questão não era a cobrança, mas a discriminação com os motociclistas que não pertencem a motoclubes

Logo em  seguida o BCMW solicitou que retirasse o texto do blog do ar, alegando que não houvera autorização. Como, cara pálida???


Revisei todo o texto do blog para verificar se havia alguma correção a fazer. Ou qualquer ofensa. Não havia. Consultei o site do INPI se haveria algum impedimento para uso de marca registrada. Não havia. Até porque a marca do evento ainda não foi registrada. Está sobrestada, ou seja há questionamentos:



Assim, não havia razão alguma para retirar a matéria do meu blog do ar. Se o texto continha inverdades, bastaria nos informar que corrigiríamos imediatamente. Se houve alguma ofensa de minha parte, era só falar. Se a informação de que somente motoclubes poderiam adquirir os adesivos estivesse equivocada (não estava), era só falar, que me retrataria e corrigiria imediatamente. 

O pedido para a retirada, para mim, tem apenas um sentido: tentativa de intimidação e de censura. Comigo não funciona. Fale e escrevo o que penso. Não tenho rabo preso e nem tampouco interesse comercial algum. 

Respondi que não preciso de autorização para manifestar o que penso nem muito menos para divulgar dados que são públicos.

A atitude dos organizadores do evento, que não é evento de motociclistas, mas sim comercial, com objetivo de lucro (nada contra), não condiz com o que o próprio site do evento propaga. Somos caveiras, somos todos iguais:


Como não retirei o texto do ar, meu comentário foi excluído e fui bloqueado na página do evento. Não posso curtir nem comentar mais nada. Só posso compartilhar... Estou em dúvida se perco algumas noites de sono por isto...

Após o texto publicado aqui no blog, o BCMW alterou o texto deles. Agora, motociclistas, que pertencem ou não a motoclubes, que tenham ou não espaço no evento poderão também adquirir os adesivos (aqui). Valeu o meu alerta...
Trocaram o 'motoclubes' por 'motociclistas'

Todavia, ao que parece, o privilégio continua com os Motoclubes. Segundo informações recebidas de um amigo que esteve no evento, em 19/07, os membros de motoclubes não pagarão pelos adesivos, ao contrário dos motociclistas que não possuem vínculo com motoclubes. A discriminação continua... (a verificar)


Parabéns aos organizadores pela correção do erro.



PS:
1) Quanto ao uso de dinheiro público para realização de evento privado, com cobrança de ingresso e venda de espaços, com objetivo de lucro (nada contra), vamos questionar as autoridades competentes sobre sua legalidade. 

2) Sempre vou ao evento (aqui), umas três noites. Basicamente para assistir aos shows (ótimos, sem dúvida) e porque é aqui em Brasília. Se fosse em outra cidade, não iria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, comente como ANÔNIMO. É a última opção na caixa abaixo [Comentar como]... Mas se identifique no final da mensagem, para que eu possa saber quem é... Se possível, coloque um e-mail. Obrigado.