sábado, 2 de fevereiro de 2019

OS VELHOS E IDOSOS MOTOCICLISTAS NÃO TÊM VEZ

Texto transcrito do Jornal Motorcycle:

Com os avanços da medicina, da biologia e dos tratamentos físicos e alimentares que aconteceram no mundo nos últimos anos, a longevidade e a qualidade de vida dos seres humanos aumentou muito, e por consequência a idade das pessoas que andam de motocicletas também aumentou na mesma proporção. 

Com o aumento do tempo de vida dos seres humanos, houve no mundo inteiro a criação de Estatutos dos Idosos, e o Brasil acompanhando a tendência mundial também homologou o seu Estatuto, e efetivamente criou alguns mecanismos que tentam facilitar a vida do idoso, entretanto, percebo que alguns desses mecanismos, ou não são cumpridos pela sociedade que ainda trata os idosos como um mal necessário, e também observo que algumas atitudes importantes para os idosos do século XXI, em função da longevidade passaram a utilizar não foram premiados pelo Estatuto pátrio. 

Como, por exemplo, o velho motociclista não tem a possibilidade de estacionar nas vagas para o idosos, benefício que foi ofertado aos motoristas idosos. 

O fato real me foi relatado por um amigo motociclista com 70 anos que estacionou a sua moto em uma vaga de automóvel para idoso, colocando o cartão que comprovava o seu direito fixado provisoriamente no banco da moto, e quando voltou, o seu cartão de estacionamento havia sido roubado, e dias depois recebeu em casa uma notificação de multa por estacionamento proibido.

Então, o que fazer? O cidadão idoso possui o direito legal de estacionar gratuitamente em vaga de idosos, mas na prática esse direito é retirado dos velhos motociclistas.

Por que as autoridades não criam pela cidade vagas gratuitas para motociclistas idosos? E proporciona algum sistema que possa demonstrar ao fiscalizador, que a moto estacionada é de um idoso, como por exemplo, um adesivo de alta capacidade de fixação para ser colado em um ponto padrão da moto? E quando o cidadão completar 60 anos e for solicitar seu cartão de estacionamento gratuito, apresente sua carteira de motociclista e receba também o adesivo que comprova a sua idade para ser colado na sua moto.

Pode ser que algum motociclista jovem venha a contestar minha sugestão alegando que existem vagas gratuitas para motocicletas espalhadas pela cidade, mas não podemos esquecer que essas vagas são proibitivas para quem possui motos grandes, pois as mesmas são em quase sua totalidade ocupada pelos motoboys que andam de motos pequena e leves, e quando estacionam colocam uma coladinha na outra e quando saem arrancam suas motos, pois não há espaço para subir na máquina, nesse procedimento de arrancar seu veículo arrancam também os retrovisores da moto ao lado, isso quando não arranham o tanque. 

Quem anda de moto grande não consegue puxar a máquina, será então que para estacionar, o velho motociclista tenha que arcar com prejuízos, além do que, se o direito foi dado ao motorista acima dos 60 anos, que também possui vagas espalhadas pela cidade, mas ganhou as vagas para idosos. 

Por que não o motociclista idoso? Pode até parecer que eu esteja delegando em causa própria, pois já possuo 70 anos, mas não é isso, estou preocupado com o grande número de pessoas acima dos 60 anos que andam de moto regularmente, e não têm como estacionar sua moto com segurança e sem receber multas. 

Além do que não podemos esquecer que o jovem motociclista de agora, poderá amanhã ser o velho motociclista. E tudo que for regulamentado nesse momento, será para sempre e para todos os futuros motociclistas que hoje são jovens, mas amanhã serão idosos.


Sonivaldo Vieira Leite
Jornal Motorcycle 

11 comentários:

  1. De minha parte dispenso além de ser totalmente contrário a essas pequenas "regalias" que, na realidade, funcionam apenas para discriminar o idoso. Quer ir ao banco, entre na fila como todos os outros. Quer andar de moto, estacione como os demais. Quer andar em uma moto de 400 Kg, arque com as consequências. Estou de saco cheio de ver idoso entrar em fila de idosos com um monte de contas (de amigos, vizinhos e familiares) para pagar. O problema real é como o idoso é tratado pelo mercado de trabalho. Após os 40 anos a dificuldade de conseguir um emprego aumenta exponencialmente em relação à idade. E isso parece não incomodar nem um pouco à sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo idoso e saudável e forte...em todo lugar do mundo a educação já garante direitos e privilégios a gestantes idosos.e deficientes...
      No Brasil devido a ignorância d povo tem que de criar leis pa garantir tantos de educação e cidadania...também a proibição de fumar em local fechado...etc...

      Excluir
    2. Um dia Sr Helio, vai ser Idoso, seu comentário é desrespeitoso aos idosos.

      Excluir
    3. Vc ainda chega lá, parceiro.... Isso é, se chegar !!!

      Excluir
    4. Vc generalizou ao contrário.Fez da exceção do "mau uso" uma regra.Tu vai chegar lá, se chegar...

      Excluir
    5. Estou torcendo para que voce chegue la.
      .

      Excluir
    6. Respeito é bom e todo mundo gosta! Para muitos idoso é aquele velho que tem dificuldade de locomoção e não tem o direito de criar boas memórias com suas motos! Pensamento arcaico e retrogrado. Somos Idosos e não somos velhos! Ao inibir que um idoso estacione sua moto numa vaga de IDOSO, estamos claramente discriminado este Senhor! Mais ou menos como dizer: vá pra casa seu velho! registre-se que hoje em dia nem os velhos vão para os guichês de caixas de bancos...O amigo Hélio esta desinformado....

      Excluir
    7. Sr Hélio, cidadão infeliz e mal amado ,que condena o idoso a ser tratado c indiferença ..
      Se chegar a essa idade, espero que encontre pessoas desrespeitosas no seu caminho...




      Excluir
  2. Pra pegar mulher novinha ninguém é idoso... Mas no Transporte Público, na fila do banco, no estacionamento, no mercado...

    ResponderExcluir
  3. Ano que vem serei idoso, e estarei com a minha novinha, a XRE 190 quero meu direito pra vaga de idoso.

    ResponderExcluir
  4. Espero q esse cidadao fique velho e sinta as limotacoes d um idoso.

    ResponderExcluir

Não é o melhor, mas pode comentar como ANÔNIMO. É a última opção na caixa de comentários [Comentar como]...

Mas se identifique no final da mensagem, para que eu possa saber quem é... Se possível, coloque um e-mail.

Caso contrário, o comentário poderá não ser publicado e, se for, poderá não ser respondido.

Obrigado.