sábado, 8 de junho de 2013

De Moto Com Destino a Serra Catarinense

Em 5 de abril de 2013, postei no meu grupo do Facebook: após o evento de comemoração dos 110 anos da Harley, que ocorrerá em São Paulo dia 1° de junho, vou dar uma esticada até a estrada que foi eleita, numa enquete de um jornal espanhol, a mais assombrosa (no sentido de espetacular) do mundo: Serra do Rio do Rastro.

Para minha grata surpresa, o GCFC Dolor da Silva fez o seguinte comentário no grupo: "Fazedor de Chuva, é marcares a data! Bem, se não ficares na minha casa, em Itajaí, de onde partiríamos, por favor, nem venha(m). Será uma grande alegria. Traga o FC Marcelo". Se eu tinha alguma dúvida se iria ou não, elas acabaram nesse momento. Encarei essa viagem como parte de minha preparação para as viagens a Ushuaia e ao Alaska que pretendo fazer.
No dia 2/6, quando os integrantes do HOG de Brasília saíam de São Paulo com destino a Brasília, eu, Chaul, Magno, Maurício e Rosiran saimos, de moto, com destino à Serra Catarinense. Na saída, tivemos alguns contra-tempos. Um grande atraso e dificuldade em acharmos o caminho para Curitiba.
Neste caso, culpa minha, pois o Magno estava com GPS e confiei mais nas dicas do taxista da porta do hotel...
Pegamos a Régis Bitencourt e chuva até Registro. Lá, compramos um produto para passar na viseira do capacete e o Maurício, que vinha pegando chuva desde Brasília, comprou uma capa. Depois dessas aquisições, não choveu mais por toda a viagem... Estrada boa, com exceção de um trecho em obras. Não havia muito movimento pelo fato de ser domingo.
Chegamos em Itajaí, já noite. Houve um mal entendido, uma falha em nossas comunicações (minha e do Dolor), e decidimos não pernoitar na sede internacional dos fazedores de chuva, para onde tínhamos sido convidados pelo GCFC Dolor. Fomos para o hotel IBIS. Lá nos encontramos com o GCFC Osmar, que, juntos, num jantar excelente, em restaurante indicado por ele, traçamos o roteiro para os próximos dois dias (que aliás, já tinha sido sugerido pelo Dolor pelo Facebook): visita à serra do corvo branco, ao morro do sindacta, à vinícula Francionni e a serra do rio do rastro. Mudamos um pouco a ordem para que o Magno fosse conosco ao morro do sindacta, uma vez que ele já decidira, desde Brasília, que não iria até a serra do corvo branco, por conta da estrada de terra.
Jantar de planejamento para os próximos dois dias
Este será nosso roteiro...
E assim fizemos. Pegamos a BR-282, em direção a Urubici. Excelente estrada, com belas curvas, asfalto impecável. Foi como uma amostra grátis do que estaria por vir. Quem vai visitar a serra do rio do rastro, deve passar por essa estrada. Se não tiverem coragem para enfrentar a serra do corvo branco, pelo menos visitem o morro da igreja.

Almoçamos em Urubici, fomos até o morro do sindacta, também chamado morro da igreja, de onde se tem um visual fantástico, inclusive da pedra furada. O dia estava limpo. Simplesmente maravilhoso. (fotos a seguir, com data, by Terezinha)

Fomos, eu, Osmar e sua inseparável Terezinha, Chaul, Maurício e Rosiran em direção à serra do Corvo Branco. Magno foi para São Joaquim, onde nos encontraríamos no final do dia. Pegamos uns 7km de estrada de chão. Porém, compensou, porque o lugar é fantástico. Descemos e subimos a parte de curvas da serra. Voltarei para subi-la desde Grão-Pará...

Estrada de acesso à serra do Corvo Branco
Fazendo o retorno, para subir a serra
Depois fomos para São Joaquim. Estrada também muito bacana. À noite saímos para jantar e o termômetro marcava 5°. No dia seguinte visitamos a vinícula Francionni e nos dirigimos para a Serra do Rio do Rastro. Descemos, subimos e descemos novamente. Espetacular. Voltarei.

Enquanto o Magno e o Maurício ficaram em Florianópolis para fazerem revisão nas motos, eu, Chaul e Rosiran fomos para Balneário Camboriú, onde tivemos a satisfação de almoçar, na casa e na companhia dos nossos queridos anfitriões, que se tornaram nossos amigos, Osmar e sua 'Adelita'.

À noite, por volta das 22h, o grupo se reuniu novamente, com a chegada dos dois que estavam em Floripa, para, no dia seguinte se separarem... Magno, Chaul e Rosiran foram embora direto para Brasília, por conta de compromissos, e eu e o Maurício fomos em direção ao litoral sul de São Paulo. Seguimos via Itanhaém, Santos, atravessamos pela balsa e pernoitamos em Guarujá.

No dia seguinte, pela não menos espetacular rodovia Rio-Santos, seguimos  até  Ubatuba. De lá subimos a serra do mar até Taubaté. Curvas sinistras... Tem uma que quase não é possível se fazer, pois a inclinação é negativa - tende a lhe jogar no paredão... No mais, o visual é surpreendente.

Após Taubaté, pegamos a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, depois rodovia Oswaldo Barbosa Guisardi, SP-050, MG-173, passando por Paraisópolis, Cachoeira de Minas, pegamos a BR-459, Fernão Dias e pernoitamos em Três Corações, terra do Pelé.

No dia seguinte, fomos direto para Brasília, parando em Patos de Minas para saborear a famosa pamonha do Aguinaldo.

Modéstia a parte, esse roteiro deveria ser obrigatório para qualquer motociclista que deseje viajar por estradas da América do Sul ou do Norte. As rodovias são ótimas e o visual espetacular. Saindo de Brasília: Ribeirão Preto > São Paulo > Registro > Itajaí (ou qualquer cidade do litoral) > Urubici (pela BR-282) > São Joaquim > Serra do Rio do Rastro > Balneário Camboriú > Registro > Itanhaém > Santos > Guarujá > Ubatuba > Taubaté > São Bento do Sapucaí > Paraisópolis > Três Corações (ou qq outra) > Patos de Minas > Paracatú > Brasília.
Recomendo... Como faltou visitar a sede internacional dos Fazedores de Chuva e subir a Serra do Corvo Branco a partir de Grão-Pará, pensei comigo mesmo: Eu voltarei. Em breve...

Mais fotos:

Na serra do Rio do Rastro.